Morre a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, na Escócia

Monarca passou sete décadas à frente da Família Real britânica e conviveu com 15 primeiros-ministros diferentes no período

Por Redação - Revista EXATO
08/09/2022 16:01:00

Rainha Elizabeth II

Morreu nesta quinta-feira, 8, na Escócia a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos — sendo 70 deles no papel de monarca britânica. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente pela Família Real do Reino Unido.

A rainha estava na residência real de Balmoral, na Escócia, para o período de descanso de verão, quando apresentou problemas médicos nesta quinta-feira. Os familiares mais próximos viajaram até o local às pressas depois da avaliação que a condição da monarca era crítica.

Elizabeth Alexandra Mary se tornou rainha do Reino Unido em 6 de fevereiro de 1952, depois da morte do pai, Rei George VI. Na época, tinha apenas 25 anos. A cerimônia oficial de coroação aconteceu mais de um ano depois, em 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster.

Antes da coroação, Elizabeth testemunhou momentos dramáticos do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Neste período, a futura monarca residiu no Castelo de Windsor. No último ano do conflito, resolveu aderir a um grupamento de mulheres que serviam como voluntárias em funções variadas para o exército britânico, servindo como motorista e mecânica.

Como rainha, Elizabeth lidou com 15 primeiros-ministros diferentes, incluindo Liz Truss, que assumiu o comando político da nação nesta semana, em substituição a Boris Johnson. Inclusive, as duas estiveram reunidas na residência real na Escócia na última terça-feira 6.
 

70 anos como Rainha
 

No dia 6 de fevereiro de 2022, com 95 anos, a Rainha Elizabeth II completou 70 anos de reinado e comemorou o Jubileu de Platina. A monarca britânica teve o segundo maior reinado da história, perdendo apenas para o Rei Luís XIV da França, que esteve no poder por 72 anos (1643-1715).

A morte de Elizabeth acontece pouco tempo depois do falecimento de seu marido, o Príncipe Phillip, morto em abril de 2021. O casal teve quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward.

Com a morte de Elizabeth II, Charles vai ser declarado como o próximo Rei britânico, aos 73 anos. Depois, na linha de sucessão, aparece seu filho mais velho, o Príncipe William, de 40 anos.

FONTE: Revista Oeste

Redes Sociais