Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Brasil

Governo Lula continua usando vacinas contra a Covid-19 desatualizadas

Enquanto aguarda aprovação da Anvisa, governo mantém contrato com farmacêutica para fornecer doses da versão antiga até 2026.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Governo Lula usa vacinas desatualizadas contra covid-19.
Governo Lula usa vacinas desatualizadas contra covid-19.
Foto: Dado Ruvic/Reuters
Banner

O Brasil segue utilizando vacinas contra a covid-19 que não são as mais atualizadas, uma vez que o governo Lula, por meio do Ministério da Saúde, ainda espera a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adquirir doses da versão mais recente do imunizante. Esse contrato com a farmacêutica prevê o fornecimento de quase 60 milhões de doses até 2026.

Atualmente, os postos de saúde oferecem vacinas voltadas para a variante Ômicron XBB.1.5, que foram desenvolvidas no final de 2023 e aprovadas no Brasil no início do ano passado. No entanto, essa cepa já não é mais a mais recomendada. Em abril de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou a atualização para a variante JN.1, considerada a mais prevalente. A Anvisa seguiu a orientação da OMS e autorizou a aplicação das vacinas adaptadas para essa nova cepa em novembro. No entanto, somente as fabricantes Pfizer e Moderna receberam aprovação para distribuir as novas versões.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.