Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Brasil

INSS ignorou alertas de fraude bilionária e facilitou esquema de descontos indevidos

Polícia Federal aponta que órgão não agiu mesmo após seis notificações. Justiça afastou presidente e diretores do instituto.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Inquérito diz que instituição não adotou medidas para conter as irregularidades.
Inquérito diz que instituição não adotou medidas para conter as irregularidades.
Foto: Reprodução
Banner

Uma apuração conduzida pela Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ignorou, entre maio e julho de 2023, ao menos seis alertas formais sobre fraudes em larga escala envolvendo descontos indevidos aplicados sobre benefícios previdenciários. Apesar das sucessivas advertências, o instituto não adotou providências eficazes para conter os desvios, segundo a linha do tempo apresentada pela investigação.

Diante da omissão, a Justiça Federal determinou o afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros quatro integrantes da alta gestão do órgão. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT-RJ), rejeitou a acusação de negligência e transferiu a responsabilidade à antiga gestão, mencionando inclusive a exoneração de um diretor que teria paralisado uma auditoria interna.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.