Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Brasil

Itaipu financeira Hotel de Luxo para a COP-30 sob gestão do PT

Usina binacional investe R$ 200 milhões em um empreendimento hoteleiro em Belém, no Pará, enquanto denúncias de corrupção e falta de fiscalização se acumulam.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Hotel da COP-30, em Belém (PA), com recursos de Itaipu.
Hotel da COP-30, em Belém (PA), com recursos de Itaipu.
Foto: Reprodução
Banner

A administração do PT na usina binacional de Itaipu, localizada na fronteira com o Paraguai, tem gerado polêmicas em função de uma série de denúncias que envolvem supostos desvios de recursos, contratos mal fiscalizados e até casos de espionagem. Esse cenário, marcado por uma aparente falta de controle, pode até ter repercussões internacionais, conforme exposto em diversas investigações. A edição 261 da Revista Oeste fez uma análise detalhada do que ocorreu com a segunda maior hidrelétrica do mundo desde que o PT reassumiu o poder.

Itaipu, curiosamente, não é fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), devido à sua natureza binacional. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha autorizado que a usina funcione dentro dessa "zona cinzenta", também recomendou a criação de um comitê binacional, algo que, até o momento, não foi implementado pelo governo de Lula.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.