Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Economia

Lula falsifica dados ao afirmar que Bolsonaro deixou Brasil em déficit

Informações oficiais do governo federal revelam que o ex-presidente Bolsonaro fechou seu mandato com superávit, contradizendo as declarações do atual presidente.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Lula mente ao afirmar que Bolsonaro entregou Brasil em déficit.
Lula mente ao afirmar que Bolsonaro entregou Brasil em déficit.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Banner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria deixado as contas públicas com um déficit de 2,6% ao final de seu mandato. Lula afirmou: “[Bolsonaro] Estava com a máquina na mão… Deixou um déficit de 2,6% para mim. Deixou um déficit. E o nosso déficit agora foi de 0,09%.”

Entretanto, os dados oficiais do governo federal desmentem essa afirmação. De acordo com as informações disponibilizadas, o Brasil terminou o ano de 2022, último do governo Bolsonaro, com um superávit fiscal de R$ 54 bilhões, o que equivale a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Antes disso, o país registrou déficits fiscais consecutivos por oito anos. O superávit obtido durante a gestão Bolsonaro é um contraste notável em relação aos déficits registrados nos dois primeiros anos do governo Lula, que alcançaram 2,1% em 2023 e 0,4% em 2024.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.