Barroso diz que STF teve papel decisivo ao conter uso das redes sociais para articulação de golpe
Ministro defende moderação digital com limites à liberdade de expressão e afirma que Corte agiu para proteger instituições democráticas.


Durante participação remota no Web Summit 2025, realizado no Rio de Janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a Corte desempenhou papel central na contenção do uso das redes sociais para fins de “articulação de um golpe de Estado” no Brasil. Segundo ele, o Supremo atuou de forma firme ao lado da imprensa, da sociedade civil e de parte do meio político, oferecendo resistência ao que classificou como “ímpeto destrutivo das instituições”.
O magistrado destacou que o país enfrentou uma onda de “extremismo” e tentativas explícitas de enfraquecer o Estado Democrático de Direito, utilizando-se de plataformas digitais como ferramenta de instigação e mobilização. Ele mencionou a atuação do STF, inclusive, na suspensão da rede social X, antigo Twitter, e na imposição de medidas contra conteúdos que, segundo ele, violavam a ordem democrática.
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.