Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Justiça

Barroso rejeita pedido de suspeição contra ministros do STF e procurador-geral

Defesa de Filipe Martins solicitou suspeição de ministros, mas pedido foi negado por Barroso, que apontou falhas no argumento e no prazo.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Barroso rejeita pedido da defesa de Martins pela suspeição de ministros do STF.
Barroso rejeita pedido da defesa de Martins pela suspeição de ministros do STF.
Foto: Arthur Max/MRE
Banner

Na terça-feira, 25, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, indeferiu o pedido da defesa de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, que solicitava a suspeição dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A 1ª Turma do STF, composta pelos magistrados mencionados, será responsável pelo julgamento de Martins.

Barroso fundamentou sua decisão, destacando que, para que haja o reconhecimento de suspeição ou impedimento de um julgador, é necessário apresentar uma demonstração "clara, objetiva e específica" da parcialidade, conforme o Código de Processo Penal (CPP) e o Regimento Interno do STF (RISTF). O ministro observou que "alegações genéricas", sem provas concretas de que a imparcialidade dos juízes estivesse comprometida, não são aceitas.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.