Gilmar Mendes descarta discussão sobre Anistia para presos do 8 de Janeiro e comenta sobre inquérito das Fake News
Ministro do STF afirma que a possibilidade de anistia é inviável e aponta que o inquérito das fake news se aproxima de um desfecho, embora sem previsão de término.


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira, 27, que não vê razões para a discussão de uma anistia para os presos envolvidos nos acontecimentos de 8 de janeiro. Durante um bate-papo com jornalistas, o decano foi questionado pela revista Oeste sobre sua opinião a respeito da eventual redução das penas dos manifestantes, proposta que poderia ser analisada pelo próprio STF, como alternativa ao projeto de lei atualmente sendo discutido no Congresso Nacional. A revisão das sentenças pelos ministros da Corte, também cogitada como uma solução, é uma proposta defendida por algumas figuras políticas, incluindo o ex-presidente Michel Temer.
Embora tenha evitado entrar em detalhes sobre a proposta de Temer, Gilmar Mendes deixou claro que considera a anistia uma medida inviável. Para o ministro, os eventos de 8 de janeiro devem ser compreendidos dentro de um “contexto mais amplo”.
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.