Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Justiça

Irrupção silenciosa: irmão de Lula ganha poder em sindicato envolvido em escândalo do INSS

Frei Chico, vice do Sindnapi, assumiu cargo estratégico com apoio de Lula em entidade acusada de desviar R$ 259 milhões.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Frei Chico , irmão de Lula, é investigado por fraude no INSS.
Frei Chico , irmão de Lula, é investigado por fraude no INSS.
Foto: reprodução/Instituto Lula
Banner

O avanço de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, ao posto de vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), se deu em meio a fortes suspeitas de corrupção envolvendo a entidade, hoje investigada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União por seu papel num esquema bilionário de desvios no INSS.

Filiado à Força Sindical, o Sindnapi teve o nome de Frei Chico incluído na cúpula da diretoria em agosto de 2023, com intervenção direta do presidente Lula. Fontes ligadas à central sindical confirmam que Lula pediu pessoalmente ao então presidente João Batista Inocentini que acomodasse o irmão na estrutura de comando. O pedido foi atendido sem resistência.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.