Orçamento, anistia e censura: questões polêmicas que marcarão o conflito entre Congresso e Executivo em 2025
O início dos trabalhos legislativos em 2025 traz à tona desafios como a aprovação do Orçamento, a crise das emendas parlamentares e projetos polêmicos, como a anistia e a regulamentação das redes sociais.


Nesta segunda-feira (3), o Congresso Nacional deu início aos trabalhos legislativos de 2025 com a eleição dos novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A cerimônia marcou o arranque oficial do ano legislativo em meio a um cenário tenso, com questões como o Orçamento de 2025, a crise das emendas parlamentares, as discussões sobre a anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023 e a regulamentação das redes sociais em pauta.
Para tentar apaziguar os conflitos com o Legislativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se com Alcolumbre e Motta no Palácio do Planalto, na manhã desta segunda-feira. Durante o encontro, Lula procurou transmitir que os novos presidentes do Congresso "não terão dificuldades em sua relação" com o Executivo.
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.