Enviado do governo Trump se reúne com aliados de Lula e avalia sanções por violações à liberdade
David Gamble cumpre agenda em Brasília para apurar possíveis abusos contra conservadores e discute medidas legais com base na legislação americana.


O representante interino do governo Trump para assuntos de sanções, David Gamble, iniciou nesta segunda-feira, 5, uma série de encontros com integrantes do governo Lula, parlamentares brasileiros e autoridades institucionais. A visita do diplomata norte-americano inclui reuniões no Ministério das Relações Exteriores, no Ministério da Justiça e encontros com congressistas alinhados à direita.
Gamble, que integra o Departamento de Estado dos Estados Unidos, tem como principal objetivo ouvir o posicionamento de autoridades brasileiras sobre temas sensíveis à diplomacia norte-americana, em especial casos que envolvem possíveis violações de liberdades civis no Brasil. Entre os tópicos de interesse, estão decisões recentes do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, particularmente em processos que afetam jornalistas e políticos de orientação conservadora.
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.