Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Mundo

Interferência estrangeira nas eleições brasileiras: denúncias de Mike Benz sobre a USAID

Elon Musk e ex-funcionário do Departamento de Estado expõem possíveis vínculos entre a CIA, a USAID e a censura no Brasil.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA.
Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA.
Foto: Joe Rogan/Divulgação
Banner

Recentemente, o anúncio de Elon Musk sobre a chegada da USAID ao Brasil tem gerado grande repercussão. Em novos trechos de vídeos divulgados, Mike Benz, ex-integrante do Departamento de Estado dos Estados Unidos, acusa o governo americano de interferir nas eleições brasileiras. Benz faz sérias alegações, destacando uma reviravolta no cenário político global. Embora a CIA e o Departamento de Estado se oponham ao socialismo de esquerda e ao comunismo, Benz afirma que o populismo de direita e o neoliberalismo passaram a ser vistos como as maiores ameaças para os Estados Unidos.

De acordo com o ex-funcionário, a interferência no Brasil começou em 2018, quando a vitória de Jair Bolsonaro foi alvo de tentativas externas de desestabilização. Os apoiadores do presidente, segundo Benz, foram alvo de censura nas principais plataformas de redes sociais, como Twitter, Facebook e YouTube, entre 2017 e 2018. Para contornar essa censura, a comunicação via aplicativos de mensagens criptografadas como WhatsApp e Telegram se tornou a alternativa principal para muitos brasileiros.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.