Papa Francisco morre aos 88 anos: Igreja se despede de um pontífice marcante e controverso
Líder da Igreja Católica faleceu nesta segunda-feira; trajetória foi marcada por reformas, discursos progressistas e proximidade com pautas da esquerda.


O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira, 21, o falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos de idade. A informação foi divulgada às 7h35 (horário local de Roma) pelo cardeal Kevin Farrell, por meio de seu canal no Telegram. O líder católico enfrentava problemas pulmonares e havia sido internado por 38 dias no início deste ano, com um quadro de pneumonia. Recebeu alta hospitalar em 23 de março, e desde então vinha limitando sua agenda pública. No domingo de Páscoa, chegou a aparecer na Praça São Pedro para abençoar os fiéis.
O comunicado oficial da Santa Sé afirmou:“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”.O texto ainda ressaltou: “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.