USAID financiou educação de terrorista da Al-Qaeda, revela documento
Anwar al-Awlaki, ex-comandante da Al-Qaeda, obteve bolsa de estudos fraudulenta através de financiamento da agência norte-americana.


Um documento obtido por meio da Lei de Liberdade de Informação (Freedom of Information Act) revela que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) financiou integralmente os estudos universitários de Anwar al-Awlaki, líder terrorista da Al-Qaeda. Ele teria permanecido nos Estados Unidos durante os anos 1990 com um visto de estudante.
Em 1990, o custo anual para estudantes internacionais em universidades públicas americanas, como a Colorado State University, variava entre US$ 6 mil e US$ 12 mil apenas para mensalidades. Awlaki, nascido no Novo México, esteve diretamente envolvido em ações extremistas. Filho de imigrantes iemenitas, mudou-se para Sanaa, no Iémen, ainda jovem, mas voltou aos EUA para estudar Engenharia, tendo, posteriormente, fraudado seu local de nascimento para obter a bolsa de estudos financiada pela USAID, alegando ter nascido no Iémen.
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.