Brasil | Brasilia, Distrito Federal - 25°

Tenha acesso a
conteúdos exclusivos!

Política

Centrão apoia diálogo para limitar atuação do STF em 2025

Parlamentares do Centrão preferem negociar com o Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar medidas extremas contra o Judiciário.

Redação Exato

Jornalista, em Brasília.

Parlamentares do Centrão avaliam que a melhor opção para o Congresso seria negociar com os magistrados uma contenção das ações da Corte.
Parlamentares do Centrão avaliam que a melhor opção para o Congresso seria negociar com os magistrados uma contenção das ações da Corte.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Banner

Enquanto a oposição defende o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares do Centrão veem como mais viável negociar com os magistrados para conter excessos da Corte, visando evitar que as decisões do STF afetem o Legislativo antes das eleições de 2026.

Além disso, o indiciamento dos deputados federais Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) tem gerado tensão no Congresso. Ambos foram alvo de investigações da Polícia Federal por críticas feitas na Câmara contra o delegado Fábio Alvarez Shor, responsável por grande parte das investigações conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes. A situação piorou na quinta-feira (19), quando os assessores dos deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ) também passaram a ser investigados por suspeita de desvio de recursos de suas cotas parlamentares.

Já é Assinante (Matéria exclusiva para assinantes)? Faça seu login

Assine a Revista Exato

R$

24,97

/Por mês

Cancele quando quiser

Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.